Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

[Culpa de quem?] Crise na Grécia

Fonte: http://blogjoelbueno.blogspot.com/2011/06/mundo_27.html

 

A coisa está para lá de feia. Desemprego, falência do estado, convulsão social. Tem até gente passando fome, gente que até ontem era remediada. A imprensa livre informa que isso acontece porque os gregos tinham um monte de privilégios. Aposentavam cedo, por exemplo. Tiinham muitos feriados. Muitos funcionários públicos. Hoje, n'O Globo, um bobabalhão que escreve em página nobre descobriu que a crise grega prova que a social-democracia é inviável. Alguém esqueceu de avisá-lo que quem gastou o que não tinha foi um governo conservador.

O que não aconteceu é fácil de entender. Os bancos se ferraram, enfiados em pirâmides financeiras. Os governos correram para ajudar, com uma pressa que eles não têm quando se trata de gente na miséria, refugiados das guerras tribais ou crianças vivendo nas ruas. Os países mais fortes levaram um tranco, mas seguraram a onda. Os países menores quebraram, para garantir que a banca não quebrasse.

Simples assim. Mas é claro que não foi nada disso. Foi o irresponsável que se aposentou aos 60 anos, ao invés de morrer antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário